Procure um nutricionista- Minha experiência.

Galera, recebo muitas mensagens na caixa do meu facebook. A maioria das perguntas: “quem é o seu nutricionista?”. Antes de responder, sempre gosto de explicar sobre como a metodologia de cada profissional é importante. Então, faço um post para contar sobre a minha experiência.

Antes de começar o processo de emagrecimento, eu tinha me consultado com dois nutricionistas, em épocas aleatórias. O primeiro foi um profissional do posto de saúde e o segundo foi um nutricionista que atendia pelo médico convênio. Foram Duas Experiências horríveis . Para você ter uma ideia,  em uma das dietas me foi indicado consumir bolacha de água e sal no café da manhã; um produto altamente processado, que não produz saciedade e, inclusive, prejudica o emagrecimento. Claro que para eu que consumia um pão francês com manteiga no café, consumir bolacha de água e sal poderia representar alguma mudança, mas até a página 2.

Com base nessas duas experiências , a sensação era que os nutricionistas passavam um padrão de dieta para todas as pessoas, sem considerar as minhas preferências e, muito menos, a minha rotina. Por ter tido essas vivências ruínas, eu via com maus olhos o trabalho do profissional de nutrição. Até que…………..

Como já contei aqui, comecei meu processo pela academia. Eu levei cerca de seis meses para procurar um nutricionista. Os refrigerantes, salgadinhos, salgados, lanches, bolo, pizza e bebidas alcoólicas eu cortei por minha conta. Mas, apesar de serem mudanças muito importantes, refletiu pouco na balança: tinha emagrecido 10 quilos em cinco meses. É um bom número, mas em muito pouco tempo, na minha opinião. Pensei: “se eu tivesse uma boa alimentação, meus resultados seriam melhores”. Para mudar esta realidade, eu decidi: vou investir num profissional de nutrição, até porque, gente, eu estava muito perdida, não sabia o que comer, quando comer e etc.

Quando eu encontrei um profissional qualificado, eu mudei muito a minha perspectiva sobre esse trabalho e espero que você também mude a sua.  Se Você está em Processo de emagrecimento, de Mudança de Hábitos e Mudanças Alimentares, Acredite, um nutricionista NÃO E UM gasto, mas um Investimento. Pode ser que depois que você aprenda como os alimentos funcionam no nosso organismo, você consiga seguir sozinho.

Primeira tentativa: 8 quilos em meses

Eu procurei uma nutricionista que me foi indicada. A primeira consulta ocorreu na primeira semana de setembro. Na época, estava pesando 78.7kg.

A nutricionista que me indicaram tem uma metodologia muito interessante e um preço bem atraente. O paciente, na época, pagava 80 reais e tinha direito a 4 consultas, que podiam ser semanais, quinzenais ou mensais. Como eu estava querendo perder peso rápido, escolhi as consultas semanais. Funcionava assim: eu me consultava com um fisioterapeuta e com um nutricionista, no mesmo dia. A primeira trabalhava com a técnica da auriculoterpia (Sementes na Orelha) e a segunda montava o meu cardápio, me pesava e tirava as minhas Medidas. Em menos de três meses eu eliminei oito quilos. Sai dos 78.7 e cheguei nos 70.5.

No início, essa METODOLOGIA me agradou muito por uma razão bem pontual: eu via os resultados semanais e isso me motivava a me manter no foco. PORÉM, ao mesmo tempo que uma metodologia me ajude, me prejudicou: mais pro final do tratamento, comecei a desenvolver uma ANSIEDADE absurda. – “Putz, não emagreci nada. E agora, com que cara você olha para um nutricionista?” – ou “Vou tentar trocar um dado porque hoje eu estou mais inchada e isso vai dar diferença na balança”. Ir semanalmente ao nutricionista me gerou um transtorno de ansiedade. É como seu eu fosse ser avaliado toda semana, algo que, de longe, já me estressa.

Nesse período (entre setembro e novembro), desanimei MUITAS vezes e me animei mais um monte. Oscilei muito. Tive altos e baixos.No início até a metade do tratamento, toda a semana eu me pesava e reduzia peso e medida, reduzi, inclusive, meu percentual de gordura. Mas durante o tratamento,  teve uma semana, que eu não emagreci; e teve outra semana que eu havia ENGORDADO. Aff…….fiquei ARRASADA!

Engordar, emagrecer pouco, ir ao nutricionista toda semana, mudar de cardápio, pesar, tirar medida e etc, mexeu muito com a minha autoestima, meu psicológico. Por isso eu decidi parar.

E

Ponderei TUDO e percebi que EU NÃO ESTAVA LIDANDO BEM com aquela metodologia. Funcionou para mim até aquele ponto.  O que foi bom, começou a me fazer mau. Achei que seria melhor mudar de rota.Aproveite o recesso de final de ano e não renovei o mês de dezembro.

Porém, eu sabia que tentar seguir sozinha seria difícil. Pensei: “preciso procurar outro profissional”. Foi aí que começou uma saga. Tive inúmeras indicações, pesquisei muito e decidi por um profissional que fosse nutricionista ESPORTIVO, uma vez que seria muito importante considerar minha alimentação com as minhas atividades físicas diárias.

Conheci, por indicação, o trabalho de outro Nutricionista. Falo Sobre ele aqui . Hoje, final de janeiro de 2017, um mês depois do tratamento, eliminei três quilos. Comecei com 69,100 e agora estou entre o 66,1 e 65,8 da.

Nossa, Amanda, você falou, falou, falou, mas o que você quer dizer?

O que quero dizer com esse post é: Ter um nutricionista + personal + consultor faz uma boa diferença. Se você malha, opte por um nutricionista do esporte. Se você não malha, talvez um nutricionista comportamental / clínico já seja suficiente. Não tente fazer sozinho. É importante ter uma pessoa por perto, mas é importante também que seja alguém competente. É essencial que você se adapte a metodologia do profissional e descubra que cada um é um (clichê), então não faz sentido ter UMA base de dieta para todos.

Ee

Atualmente, minha dieta está próxima do que seria o Low Carb,  em razão dos meus objetivos.

Nesse período em que me consultei com os dois nutricionistas indicados, eu aprendi muito. Um dos Grandes aprendizados foi: 75 POR cento dos Resultados virão com Alimentação e 25 POR cento com Treino. Só que 75% não é 100%, logo, malhar é fundamental.

Ainda faltam 4 quilos para minha meta: chegar nos 62.

Torçam por mim

🙂

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Procure um nutricionista- Minha experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s